top of page

Ecoinovação: entenda a sua importância para os pequenos negócios.

Durante muito tempo, nos habituamos à forma de fazer negócios sem refletir sobre os diversos impactos causados ao meio ambiente, desde a extração das matérias-primas até o momento em que o produto não é mais utilizado e descartado.

Na segunda metade do século XX, acentuam-se as preocupações com riscos ambientais decorrentes da escassez dos recursos e matérias-primas, da degradação do meio ambiente e dos desastres naturais.


A partir disso, houveram pressões regulatórias e foi percebida a necessidade de um mercado em transformação, objetivando reduzir os impactos dos prejuízos ao planeta e inserir a sustentabilidade e a inovação no dia a dia até dos pequenos negócios.


Pensar em ecoinovação significa um redirecionamento no olhar do empreendedor para além dos muros da própria empresa. É ser capaz de antecipar possíveis riscos e transformá-los em oportunidades para inovação, ganhos de produtividade e, consequentemente, em competitividade.



Conhecer o ciclo de vida de um produto ou serviço é essencial para criar a inovação nos negócios. Cada decisão tomada nas empresas gera impactos econômicos, sociais e ambientais positivos ou negativos em sua cadeia. Para reduzir os danos e aumentar os bons resultados, é preciso adotar uma nova forma de pensamento, focada na criação de soluções inovadoras que beneficiam a sociedade e o meio ambiente.


No contexto atual, é imprescindível que os empreendedores pensem na sustentabilidade e inovação. Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos novos ou substancialmente melhorados. Da mesma forma, as pessoas tendem a investir mais no ecologicamente sustentável, como os produtos orgânicos e imóveis com certificação LEED.


A sustentabilidade social também está em foco, que é baseada na geração de renda e redução de desigualdades sociais. As roupas produzidas sem o trabalho infantil ou o consumo de pequenos produtores locais são bons exemplos disso.


Os pequenos negócios são mais flexíveis e adaptáveis às mudanças. Portanto, aproveite esse diferencial e gere oportunidades de ecoinovação para sua empresa.



E aí, sua empresa tem praticado a ecoinovação? O que falta para começar?;




15 visualizações0 comentário
logo2.png

Agende gratuitamente um dia de trabalho. 

bottom of page